segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TOFU - queijo vegetal

     
            O TOFU é um alimento obtido a partir da coagulação do “leite de soja” num processo semelhante à coagulação do leite de vaca na obtenção do queijo. É um alimento proteico de excelente qualidade, com importantes propriedades nutricionais e funcionais. De textura suave, com sabor relativamente neutro e muito versátil na cozinha. É uma fonte proteica vegetal, com baixo teor de gorduras e isento de colesterol, fonte de vitaminas e minerais, sendo uma opção culinária muito rica e de baixo custo.

Origem

     O tofu é um alimento originário da China, descoberto há mais de 2000 anos. É introduzido no Japão pelos monges budistas por volta do ano 600. Foi durante muito tempo consumido apenas pelas classes mais elevadas da sociedade japonesa, como os próprios monges e os nobres. Até hoje é um dos produtos mais consumidos no Japão. No ocidente o interesse pelo tofu tem aumentado e isso espelha a preocupação, cada vez maior, com a prática de uma alimentação saudável. Ganhou maior atenção durante os anos 60. É cada vez maior o número de ocidentais que integram o tofu na sua alimentação habitual. Nos EUA existe já um festival anual do tofu.

Características nutricionais

     O tofu é um alimento de promoção da saúde, é um produto de muito boa digestibilidade, possui baixo valor calórico, tendo cada 100g apenas 76Kcal, e bom fornecedor de proteínas (100 g – 8,5g), que fazem dele um bom aliado de qualquer alimentação saudável e muito adequado a dietas de emagrecimento. Dos minerais que o constituem, o ferro, o cobre, o selénio, o cálcio e o manganês estão no topo da lista. O ferro tem papel fundamental, juntamente com o cobre na síntese da hemoglobina. O cobre, o manganês e o selénio possuem função antioxidante, o que os torna aliados na proteção contra o cancro. O tofu é também uma boa fonte de cálcio se a sua produção incluir sulfato de cálcio, como agente coagulante. Neste interessante perfil nutricional é de suma importância a sua riqueza em fitoquímicos, especialmente em fitoestrogénios (isoflavonas), o que atribui ao tofu inúmeras propriedades protetoras da saúde.

Benefícios

     Os referidos fitoquímicos atribuem ao tofu a capacidade de funcionar como protetor em diversos tipos de cancro, como o da mama, do reto e da próstata. As isoflavonas também têm efeito protetor na pré e pós menopausa, diminuindo os efeitos da ondas de calor desta fase, na redução da incidência de osteoporose, por promoverem a reabsorção de cálcio no osso e assim prevenindo a perda de densidade óssea. Embora não existam ainda dados para definir recomendações sobre a ingestão de isoflavonas, a diminuição da incidência dos três tipos de cancro referidos, está relacionada com o consumo de 25 a 50mg de isoflavonas. O tofu tem por 100g, 33,7mg de isoflavonas. O consumo de soja e seus derivados está também associado à diminuição do risco de doenças cardíacas, participando na diminuição do “mau” colesterol e triglicéridos e no aumento do “bom” colesterol, sendo este um dos fatores pelos quais a função cardiovascular é melhorada. Estes efeitos devem-se essencialmente à contribuição dos ómega-3. Nos EUA é permitida a alegação de saúde, nos produtos de soja, de que o consumo de 25g de proteína de soja tem efeitos na redução do colesterol.

Como utilizar

     O tofu é um alimento dos mais versáteis, podendo apresentar diversas finalidades na cozinha. Por ter sabor relativamente neutro, tem capacidade de absorver facilmente os sabores dos ingredientes com os quais é preparado. Também as suas diferentes texturas disponíveis permitem uma variedade de opções de utilização, podendo ser servido como entrada, nas saladas, como molho, como patês, como prato principal, nas sobremesas. O tofu também pode ser feito em casa, existem à venda kits próprios para a sua produção, em que com leite de soja e um coagulante, que pode ser nigari, ou simplesmente vinagre ou limão, conseguimos um tofu com a textura que pretendermos (mais macio ou mais firme) e a metade do preço do tofu industrial. (EM UM FUTURO POST DAREMOS A RECEITA DE COMO FAZER TOFU PASSA-A-PASSO)

Referências:

PAULETTO, F. B.; FOGAÇAO, A.O. Avaliação da composição centesimal de tofu e okara. Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 13, n. 1, p. 85-95, 2012
BENASSI, V. T.; FELBERG, I.; ALVARENGA, A. L. B; MANDARINO, J. M. G. Tofu. Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica,2007. 39 p. : il. - (Coleção Agroindústria Familiar).
BORDIGNON, J.R.; CARRÃO-PANIZZI, M.C.; MANDARINO, J.M.G.M. Mais saúde em sua vida cozinhando com tofu. Londrina : Embrapa Soja, 2000.