segunda-feira, 11 de março de 2013

Medicina Natural: APITERAPIA

Apiterapia - benefícios e indicações desse método da medicina natural




A Apiterapia é um método da medicina natural, cujo principal objetivo é orientar o organismo a superar suas próprias barreiras de defesa imunológica, por uma estimulação apropriada. A Apiterapia é, portanto, o tratamento de disfunções orgânicas e emocionais com produtos colhidos, transformados e segregados pelas abelhas.
A base do trabalho terapêutico da Apiterapia, vale-se de vários produtos das abelhas, sendo o principal deles o veneno de abelha, responsável pelo termo TVA (Terapia com o Veneno de Abelha)”, afirma o professor Carlos Eduardo Carvalho dos Santos
A Apiterapia, usando produtos naturais, é uma forma de Medicina Verde das mais antigas na história da humanidade. Ela é mais antiga, por sinal, que qualquer medicamento industrial. E, agora, seus medicamentos têm pesquisas rigorosas, extensas, para apoiar quaisquer e todas as proposições. Como um medicamento verde, a Apiterapia harmoniza a pessoa em primeiro plano, e então a enfermidade.
As abelhas participam diariamente de nossa vida, até mesmo de quem não tem conhecimento de como criá-las: basta pensar na polinização das plantas com sua geração de frutos e no verde do Planeta. A colmeia representa para o homem uma mina inesgotável de substâncias úteis: mel, pólen, pão das abelhas, cera, própolis, geleia real, larvas e veneno.
As propriedades dessas substâncias permitem tratamentos efetivos em numerosas patologias, agudas e crônicas, frequentemente em associação com outras medicinas específicas e essenciais. Para se ter ideia de uma forma bem simples, do poder do veneno das abelhas, basta dizer que um dos componentes do veneno, a Melitina, é 200 vezes superior ao mais potente corticoide sintético, e a Apamina inibe a destruição da Mielina (responsável pelas sinapses entre as células nervosas), dando chance ao organismo de criar uma nova rede de comunicação.
O tratamento, por meio da Apiterapia, acompanhará e fortalecerá o equilíbrio do sistema imunológico, administrando as matérias necessárias para seu trabalho e fornecendo elementos que irão defender o organismo de elementos externos, independente do caso.
O maior poder de Apiterapia reside na mistura de vários produtos e na exploração sinérgica deles. As combinações são inumeráveis e compõem a Api-Farmacopeia. O apicultor fornece os produtos para o laboratório para controle de qualidade. De lá, eles entram para a farmácia e são transformados em medicamentos finais.
A farmácia os entrega para as clínicas, hospitais e lojas de produtos naturais. Assim, a Apicultura para medicamentos se inicia, e representa o vínculo principal na cadeia terapêutica. É por tudo isso que a responsabilidade do apiterapeuta é muito grande. Ele, por meio da Apiterapia, nobremente ajuda as pessoas a terem uma vida mais saudável e equilibrada.
 
 

Benefícios da Apiterapia


- Tratamentos potentes.
- Equilíbrio ecológico e respeito à natureza.
- Baixos custos nos tratamentos.
- Do dispensário ao hospital, um mesmo enfoque.
- Autonomia medicamentosa para o país.
- Novas atividades de valor incalculável.
- Os profissionais da área de Saúde podem expressar sua ciência.
 

Indicações


São múltiplas as patologias que podem encontrar vantagens em um tratamento com veneno de abelhas:
- Reumatismos (poliartrite, miopatia, cardiopatias reumáticas);
- Espondilite deformante;
- Poliartrite infectuosa não específica;
- Disfunções do Sistema Nervoso Periférico (radiculiti sacro-lombar, inflamações dos nervos ciático, femoral e facial, neuralgias de intercostal, polinevrite, etc.);
- Úlceras trófica atônicas dolorida;
- Tromboflebite disfunções vasculares cirúrgicas sem chagas, arteriosclerose dos vasos periféricos;
- Infiltrações inflamatórias (sem chaga);
- Asma bronquial;
- Síndrome hemicraniana;
- Hipertensão arterial;
- Disfunção da Íris (Irite etc.);
- Tireotoxicosi (de acordo com o estágio);
- Síndrome de Menière (perda de audição etc.)
- Psoríasis;
- Eczema;
- Cirrose hepática;
- Hemiplegia; e
- Esclerose em Placas (múltiplas).
 
 
A Apiterapia pretende proporcionar ao médico e ao apiterapeuta certo número de ferramentas, que venham a completar e ampliar seu programa terapêutico. Em vários casos, inclusive em patologias graves, a experiência nos tem mostrado as ferramentas que se propõem suficientes.
As circunstâncias mostram ao médico e ao apiterapeuta a necessidade de se construir uma Sinergia entre a Apiterapia e outro protocolo médico apropriado. Médico e Terapeuta deverão manter sempre alerta seu espírito crítico, e propor ao Paciente uma solução adequada. Quaisquer que sejam os meios pelos quais tenham optado, que seja sempre pelo primeiro princípio da medicina “Antes, não prejudicar”.