terça-feira, 3 de maio de 2011

Receita caseira: KETCHUP HEINZ® (*)

Quem tem criança e adolescente sabe o quanto eles gostam de colocar ketchup em quase tudo... Essa receita ensinará você como fazer o seu próprio ketchup Heinz, menos calórico e muito mais saudável (inclusive para o nosso bolso!). O mais importante, é que com o tempo, as crianças acabaram dando preferência à essa receita.
Atente para a dosagem dos ingredientes utilizados, ela deve ser seguida fielmente para que se obtenha um sabor bastante aproximado ao ketchup original.
Claro que original é original, mas fazer em casa tem suas vantagens, pois nós e nossa família estarão consumindo um alimento livre de corantes, espessantes, acidulantes, conservantes, entre outras substâncias industriais.


Ingredientes:

4 tomates cozidos sem cascas e sementes bem picados e passados na peneira;
1 pimentão vermelho pequeno, cozido, picado e sem sementes, passado na peneira;
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;
1/2 xícara de água em temperatura ambiente;
pimenta calabresa a gosto (só para quem gosta de sabores picantes);
1 colher (sopa) de açúcar mascavo;
1 colher (café) de canela em pó;
1 colher (sobremesa) de gelatina incolor e sem sabor dissolvida em 2 colheres (sopa) de água;
sal a gosto

Preparo:


1. Coloque em uma panela os tomates e os pimentões já peneirados e em fogo baixo, deixe ferver por 5 minutos. Após espere esfriar e bata-os no mixer ou liquidificador e reserve.

2. Em uma panela coloque o vinagre, o açúcar mascavo, a água, a canela, a pimenta calabresa (opcional) e o sal e leve ao fogo baixo até dissolver o açúcar. Então passe por uma peneira e misture ao molho reservado.

3. Em um recipiente refratário coloque a gelatina e a água (2 colh. de sopa). E em banho-maria dissolva-a.

4. Acrescente a gelatina ao ketchup já temperado.

5. Corrija o sal e os temperos, aguarde esfriar e leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.


6. Como não possui conservantes, mantenha sempre na geladeira e melhor consumir em até cinco dias.

Dica: A partir desta receita básica, você poderá desenvolver e personalizar o ketchup conforme seu paladar, como por exemplo: poderá experimentar adicionar 1 folha de louro e um cravo da Índia ao vinagre e a água, quando levá-los ao fogo para realçar ainda mais o sabor!

Rendimento: 350 gramas de ketchup


(*) A marca HEINZ foi a principal responsável por tornar o ketchup um verdadeiro símbolo da cultura americana, tão importante quanto Coca-Cola, Zippo e Levi’s. Para consumi-lo existem até regras, como, por exemplo, deixar o frasco sempre de cabeça para baixo. E tanto status foi adquirido através de sua fantástica linha de comunicação ao longo dos anos, que posicionou o produto no mercado com o conceito “Não dá para comer nada sem ele” (“You Can’t Eat Without It”). Resultado: HEINZ é sinônimo de ketchup nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa, consumido em hambúrgueres, cachorros-quentes, pizzas e batatas fritas ou, como gostava o Presidente Nixon, em cima de queijo Cottage ou ainda, como no Japão, em cima de arroz.

FONTE:
http://truquesdacozinha.blogspot.com/
http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/heinz-sinnimo-de-ketchup.html