terça-feira, 15 de março de 2011



HIPOGLICEMIA - II
 Rosimery L. de Oliveira
Nutricionista clínica

Hipoglicemia reativa e síndrome do pânico

Para Síndrome do Pânico não existe, idade, sexo, raça e esta é frequentemente acompanhada de sensações de morte e de sensação de loucura.
A crise do pânico dura em torno de 05 a 20 minutos, mas para o paciente dura uma eternidade. Os pacientes com pânico sempre tem tendência a um comportamento ansioso.
Durante a crise de pânico não há o que fazer, é preciso aguardar que passe o episódio espontaneamente. Hoje o uso de medicamentos para se prevenir a crise é bem recomendado.
Alguns autores não colocam a Hipoglicemia Reativa como causadora da Síndrome do Pânico, porém observam uma relação importante de causa e efeito entre ambas, com melhora após orientação alimentar adequada.
A síndrome do pânico ocorre após a algum fato importante, que causa uma contrariedade psíquica, como por exemplo, perda de um ente querido, perda de um emprego, rompimento amoroso, uma decepção, etc.
É de suma importância que o tratamento, tanto psicoterápico, quanto da hipoglicemia reativa sejam administrados senão o paciente acaba recebendo interpretações errôneas de diagnóstico.
A hipoglicemia reativa pode ser uma das causas do pânico, mas não a única, por isso o tratamento deve ser feito em conjunto com um psiquiatra e um endocrinologista.
 
Vamos levar em consideração alguns pontos:

 Estima-se que aproximadamente 130.000 pessoas no Brasil sofram com esse mal.

 65% das pessoas desenvolvem a crise dos 21 aos 35 anos

 É mais freqüente no sexo feminino

 Existe uma herança genética muito forte, quando alguém da família já desenvolveu a crise

 O pânico pode surgir de repente, ou estimulado por algum fator, como o uso de anorexigenos (medicamento com a finalidade de induzir a anorexia - aversão ao alimento) e maconha.

 As crises podem se agravar no período pré- menstrual, menopausa, stress e até mesmo na gravidez.

 A maioria dos médicos não está preparada para diagnosticar crises de pânico, por não ter uma etiologia (estudos da causa) tão conhecida.

 A maioria das pessoas com pânico acaba desenvolvendo hipocondria.

 Com a as crise sendo cada vez mais constantes, começam a aparecer algumas fobias como ansiedade, agorafobia (medo de locais com muitas pessoas), depressão, alcoolismo, uso de drogas.

 O tratamento recomendado para o quadro da doença é prevenir os sintomas com os medicamentos recomendados.

 Uma dieta nutricional ajustada é recomendada para ajudar na solução do problema. Isto significa seguir uma alimentação na base de carboidratos integrais,não consumir açúcar, e consumir verduras, frutas e legumes.


Hipoglicemia x Síndrome do Pânico!

HIPOGLICEMIA - I
 Rosimery L. de Oliveira
Nutricionista clínica  

Hipoglicemia reativa e síndrome de pânico

A hipoglicemia reativa é um quadro que se caracteriza por uma queda acentuada do nível de glicose (açúcar) do sangue, trazendo diversos sintomas tais como: palpitações, tontura, fraqueza, dores de cabeça, síndrome do pânico, etc.
Muitas vezes, ela não é acusada nos exames de laboratório, os quais acabam apontando como resultados normais.
Os próprios médicos não sabem interpretá-la clinicamente, e acabam por ignorar o que o pacientes dizem, entrando o famoso jargão “isso não é nada”.
Na população em geral a doença é mais comum do que se possa imaginar.
Todos os sintomas da hipoglicemia são compatíveis com a queda de açúcar no sangue, mas muitas vezes não é detectado com o exame de glicemia simples, aquele que normalmente fazemos de jejum.
Normalmente isso acontece quando consumimos alimentos capazes de aumentar a glicemia (açúcar) no sangue rapidamente, tais como refrigerante, batata, doces, chocolates e etc.
Isso faz o pâncreas trabalhar mais e liberar mais insulina na corrente sanguínea por conta do exagero desses alimentos, resultando numa hipoglicemia. Por isso é denominada hipoglicemia reativa.
Em conseqüência desse distúrbio endócrino pode haver uma maior resistência a insulina levando a um diabetes tipo II.
Isto porque a glicose fica em excesso no sangue e há um acúmulo de gordura na região abdominal.
Isto aumenta o risco de doenças cardiovasculares, câncer, pressão alta, Alzheimer e ainda Síndrome do Pânico que apresenta um quadro de sintomas muito similares ao da hipoglicemia reativa

Os sintomas são: depressão, ansiedade, insônia, irritabilidade, fobias, pânico, confusão mental, fadiga, sudorese, taquicardia, indigestão crônica e diminuição do apetite, dor de cabeça (principalmente enxaqueca), tontura, sensação de desmaio, dores musculares e lombares, pressão baixa, humor instável.
Como vimos a lista é interminável. Uma maior compulsão por doces, ainda dificulta mais a melhora.
O cérebro usa como principal fonte de energia a glicose (açúcar), e há muito tempo já se conhece a ligação íntima entre os sintomas de neurose (desequilíbrio mental que causa angústia e ansiedade) e os de hipoglicemia reativa.
A Síndrome do pânico é caracterizada por um conjunto de sintomas gerados por um medo sem motivos aparente.
O pânico pode surgir por qualquer motivo real ou fictício, levando a ocorrência de ansiedade aguda, um medo sem controle. Quando o fato é fictício a impressão que o individuo tem é que aquilo que ele está vivendo é tão verdadeiro quanto na situação real de pânico.





Alimentação x Depressão

Efeitos da Depressão na Qualidade da Alimentação
Salete Dias

Quando a pessoa sofre de depressão crônica  o tratamento é feito através de medicação e psicoterapia. No entanto, se o indivíduo sofrer de uma depressão leve ou moderada, alguns nutrientes presentes nos alimentos podem trazer benefícios auxiliando no combate aos sintomas depressivos. Por isso, a qualidade da alimentação consumida pelo indivíduo deprimido é tão importante.
A depressão é  um distúrbio emocional, caracterizado por alterações comportamentais, de pensamento e emocionais. A pessoa depressiva apresenta um humor triste e tenta se afastar de todo convívio social.  O indivíduo com depressão apresenta  baixos níveis de serotonina, que é um neurotransmissor responsável por  proporcionar a sensação de bem-estar e relaxamento nas pessoas.

Estudos Científicos Realizados

Vários especialistas na área de nutrição, nutrologia e psiquiatria conduziram alguns estudos científicos que revelaram a importância de uma boa alimentação para melhorar o quadro clínico da depressão. De acordo com alguns deles, o triptofano que é um aminoácido essencial presente em alimentos ricos em proteínas como laticínios e carne, e que não é produzido naturalmente pelo organismo humano pode ser adquirido através do consumo de alguns alimentos.
Segundo pesquisas realizadas o triptofano pode ocasionar  a produção da serotonina que é um neurotransmissor diretamente relacionado à sensação de prazer e bem-estar Por isso, os suplementos  da substância 5HTP (Tripotofano) são recomendados em alguns casos de depressão, sendo mais indicado para pessoas que apresentam carência desse nutriente, pois uma dieta equilibrada é capaz de suprir as necessidades diárias desse aminoácido.
Os suplementos seriam mais eficazes nos distúrbios leves de humor e na melhora do problema da insônia. Vale ressaltar que pesquisas mais conclusivas devem ser feitas  para comprovação da eficácia desse nutriente no combate aos sintomas depressivos, a substância é contra indicada também em pacientes portadores de enfermidades cardiovasculares ou com câncer.

Depressão e Suplementação de Vitaminas

De acordo com especialistas, as vitaminas B9 (ácido fólico) e B12 são muito importantes para a produção de vários neurotransmissores, atuando como moduladores dos sistema hormonal e  neurológico do indivíduo. Quando a pessoa está sofrendo de depressão há uma redução do nível desses nutrientes em sua corrente sanguínea, daí a necessidade da suplementação dessas vitaminas para  amenizar os sintomas depressivos e aumentar o efeito da medicação antidepressiva.
Segundo os profissionais especializados não há aparentemente interações medicamentos ou efeitos adversos no uso dessa suplementação , já que o excesso dessas vitaminas normalmente é eliminado pela urina do paciente.

Carências de determinadas Substâncias e Depressão

O triptofano é um aminoácido que interfere na síntese do neurotransmissor  serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar nas pessoas. Por isso, quando o indivíduo está deprimido não pode deixar  de comer massas, pão e arroz que são alimentos que auxiliam na absorção do triptofano, que é um aminoácido essencial presente em alimentos ricos em proteínas como peixes, carnes e alguns laticínios.
Uma alimentação à base de proteínas, complexo B, folato, magnésio, cálcio, selênio e ômega 3 e 6 auxiliam no combate à depressão. Outros alimentos também apontados como influentes no estado depressivo dos indivíduos  é o uso de pimenta vermelha, pois pesquisas recentes revelaram que ela pode aumentar a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo estado de alerta  do individuo que são a adrenalina e a noradrenalina.
Infusões como chás  de camomila também foram descritas como eficientes para uso em pessoas com depressão pelo seus efeito relaxante que reduzem a sensação de ansiedade tão comum no quadro de depressão.

Alimentos que Podem Melhorar a Depressão

De acordo com especialistas na área de nutrição e nutrologia, alguns alimentos tem a capacidade de estimular o bom humor das pessoas e por isso mesmo podem ser consumidos por pessoas com sintomas de depressão. Entre alguns eles recomendam:
A banana: Segundo especialistas essa fruta pode reduzir a ansiedade e auxiliar a pessoa a ter um sono calmo.  Além disso a banana é uma fonte de vitamina B6, que é responsável pela produção de energia.
O Mel: O mel é um bom estimulante de serotonina que é  o neurotransmissor responsável pelo prazer e bem-estar.
Alface: Rica em fosfato proporciona efeitos relaxantes nas pessoas quando consumida. É eficiente também no combate ao cansaço físico.
Espinafre: Por possuir ácido fólico e potássio essa verdura previne a depressão. Contém também fosfato, vitamina A, C e do complexo B e magnésio que auxiliam na estabilização da pressão arterial garantindo ao sistema nervoso do indivíduo um bom funcionamento.

Vale ressaltar que a depressão é uma doença grave que deve ser acompanhada por um psiquiatra na prescrição da medicação antidepressiva e de um psicólogo no apoio psicoterápico. Os alimentos neste caso, apenas auxiliam a amenizar os sintomas do distúrbio.


Substituto da LINHAÇA


Conhecendo a semente de CHIA!
Claudia Marcelino
A semente de Chia, ou semente de sálvia, é da família da linhaça podendo ser empregada na culinária da mesma maneira e muito interessante para os que apresentam alergia a linhaça.
Assim como a linhaça apresenta cores diferentes: dourada e escura, a chia também pode ser branca ou preta. A branca fica mais discreta nas receitas.

É um excelente substituto do ovo em receitas.
Para 1 ovo grande, utilize 1 colher das de sopa de chia triturada em 1/4 de xícara de água. Aguarde uns 5 minutos para formar um gel e utilize.


O poder aglutinante da chia é tão bom que pode substituir parte da goma xantana ou CMC nas iguarias sem glúten, podendo até mesmo omiti-los. Ótima opção para as pessoas que apresentam intolerância a goma xantana ou ao CMC. Para este fim, basta substituir a quantidade pedida na receita, pela mesma quantidade de chia triturada.

As sementes de chia eram utilizadas na alimentação por incas, maias e astecas por proporcionar uma grande energia e resistência. Foram redescobertas e estão sendo reintroduzidas na alimentação saudável devido a estudos ressaltando seus nutrientes e propriedades.

Contém: 5 vezes mais cálcio do que o leite; 3 vezes mais ferro do que os espinafres; 15 vezes mais magnésio do que os brócolis; 2 vezes mais potássio que a banana; 3 vezes mais antioxidantes que o mirtilo. É também rico em manganêsio e boro (que também é fundamental para os ossos).


Depois de séculos de obscuridade a semente da planta Salvia Hispanica, conhecida como Chia, mais uma vez assumir um papel como fonte de alimento de suma importância, na dieta de pessoas conscientes do papel da alimentação na saúde. Chia inicialmente cultivada no sul do México, foi um marco da cultura Inca, Maias e Astecas. Chia é a palavra Maia para força. Chamaram a chia de "alimento executivo", porque os mensageiros poderiam correr o dia todo, com apenas um punhado de sementes, com uma incrível resistência. 
O que as pesquisas estão constatando é que as sementes de Chia tem um dos maiores perfis de benefícios científicos de todos os alimentos conhecidos, incluindo:

- Baixar o nível de açúcar no sangue;
- Baixa pressão arterial ;
- Aumento da energia e resistência;
- Melhorar saúde cardiovascular;
- Estimular o crescimento e o desenvolvimento neurológico da criança;
- Contribuir para a fluidez da membrana neural;
- Melhora nas funções neurológicas;
- Melhorar a saúde do cólon e do intestino;
- Diminuição do refluxo gastro-esofágico e azia;
- A perda de peso saudável;
- Chia oferece um surpreendente equilíbrio de macronutrientes, óleos e fibras. Com mais cálcio que leite integral, mais magnésio que brócolis, mais capacidade antioxidante do que as uvas mirtilo, mais ferro que o espinafre, mais potássio que bananas e mais proteína do que o feijão, soja ou ervilhas. Também é a mais alta fonte de ômega 3 de origem vegetal. É alimento de mega energia e construtor de endurance (resistência). Por não ter glúten, é ótimo para celíacos.

Como fonte de proteínas, as sementes são facilmente digeridas e absorvidas, resultando em um rápido transporte de nutrientes para o tecido e para a utilização pelas células. Esta assimilação eficiente faz  a chia muito eficaz quando o rápido desenvolvimento do tecido é necessário, como durante períodos de crescimento de crianças e adolescentes, o crescimento e regeneração dos tecidos de uma mulher durante a gestação e a lactação, durante o treinamento atlético ou competições que necessitam de grande resistência e durante a reabilitação de uma lesão ou doença.

As sementes de Chia oferecem a maior porcentagem natural conhecida de ácido graxo, ômega 3(60-64%). Os ácidos graxos são necessários para a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e da atividade glandular normal, especialmente para as supra-renais ea glândula tiróide. Eles também nutrem a pele e são essenciais para saudáveis as membranas mucosas, nervos e funcionamento normal do sistema reprodutivo. Eles também podem ser importantes na redução de depósitos de colesterol.

A camada externa da semente é rica em fibras solúveis mucilagem, chia possui 5% de fibras solúveis e insolúveis em 2% , em equilíbrio ideal e absorve até 10 vezes seu peso em água. As fibras insolúveis arrastam detritos e toxinas das paredes do cólon.

Como sementes de chia pode conter até 10 vezes seu peso em água, há uma maior eficiência na utilização dos fluidos do corpo e o equilíbrio de eletrólitos do corpo é muito melhor mantida. Isto também significa uma melhor absorção de nutrientes, enquanto permite uma regulação mais eficiente do intestino. O colóide gelatinoso hidrofílico formado pelas sementes de chia quando misturadas com água e o suco gástrico, cria uma barreira física entre os carboidratos e as enzimas digestivas. Os carboidratos são digeridos e, transformados em glicose (açúcar no sangue) a um ritmo lento e uniforme, com um pico de insulina necessário para reduzir o nível de açúcar no sangue, sendo ótima para pessoas com diabetes. Essa lenta conversão de carboidratos em energia é um grande auxiliar na resistência, tão sonhada pelos maratonistas.


Esse gel no estômago, retarda a digestão e absorção dos carboidratos e tem um dos perfis mais amplos de nutrientes que qualquer alimento disponível. Diferentes nutrientes são entregues gradualmente para o sistema, de liberação lenta, esta riqueza de nutrientes ajuda a criar uma sensação de saciedade ao longo de um período significativo de tempo, porque muitas das necessidades nutricionais do corpo estão sendo totalmente satisfeitas. Beber um copo de gel de chia antes de uma refeição pode reduzir significativamente a fome e a necessidade de comer tanto, bem como diminuir o desejo por alimentos doces. Essa plenitude ajuda no emagrecimento saudável, sem comprometimento da saúde.

Chia pode ser armazenada por longos períodos de tempo, até cinco anos, sem ficar rançosa, o que as torna um ideal "alimento de sobrevivência." Isso acontece porque eles contêm antioxidantes poderosos que protegem os seus óleos saudáveis.


segunda-feira, 14 de março de 2011


Dieta do DR. BARCELLOS:
reforço contra o câncer (e todas as alergias)
Raul Barcellos foi um médico carioca que passou metade da vida demonstrando clinicamente
que os sintomas do câncer podem ser combatidos com dieta e eliminação dos vermes. 

UM RESUMO DO QUE ELE EXPLICA

O câncer pode ser causado por uma série de fatores, genéticos ou adquiridos. Os genéticos se devem a um problema qualquer nos genes, unidades hereditárias situadas no cromossomo que determinam as características do indivíduo e que estão sendo estudadas agora. Os fatores adquiridos vêm da radiação (de todos os tipos, inclusive solar), da poluição química do ar, da água e do solo, dos campos eletromagnéticos à nossa volta, do estresse, que provoca excesso de oxidação no organismo, da comida, da bebida, das drogas - da vida, enfim.
Existem basicamente quatro tipos de câncer: carcinomas, sarcomas, linfomas e leucemia. Carcinomas surgem na pele, nas membranas mucosas, nas glândulas e na maioria dos órgãos; sarcomas surgem nos ossos, músculos e tecidos conectivos; linfomas são a forma de câncer do sistema linfático; e leucemia é o câncer do sangue. Dentro desses quatro tipos há mais de cem variedades de câncer.Mas todo câncer começa pequenininho. Uma turminha de células destrambelhadas escapa de ser vista e comida pelo sistema imunológico, e como células adoram se multiplicar, elas crescem e se multiplicam, formando um tecido anormal. Falta a elas a intervenção do sistema imunológico, e falta também uma parte do código genético que diz ao tecido quando ele deve parar de crescer. Por exemplo, um osso: o tecido ósseo sabe a forma exata daquele osso. Todos os dias ele se refaz do mesmo jeito. Isso porque cada célula carrega dentro de si o código genético apropriado dentro de uma molécula minúscula chamada DNA, ou ácido desoxirribonucléico.Faz parte também da sapiência da célula a coleta de nutrientes na corrente sangüínea, e entre esses nutrientes estão os aminoácidos, que se agrupam em combinações diferentes para formar proteínas. Existem cerca de 500 tipos de proteínas pesquisadas, e todas derivam de alguma combinação entre os vinte e poucos aminoácidos conhecidos. Elas participam de absolutamente tudo na vida orgânica, inclusive de processos hormonais, enzimáticos e genéticos; mas sua principal função é formar tecidos. Osso é tecido, sangue é tecido, cabelo é tecido, assim como pele, membrana mucosa, unha, músculo, tendão, nervo. A proteína forma a trama e os outros nutrientes a preenchem. O sangue vai passando com a matéria-prima e as células de cada tipo de tecido - inclusive do sangue e da linfa - vão recolhendo aquilo de que precisam para sua renovação, ao mesmo tempo que jogam de volta à corrente sangüínea aminoácidos e outras substâncias que estiverem sobrando, numa espécie de respiração celular.No caso do câncer, segundo a teoria do Dr. Barcellos, as células desvairadas recolhem do sangue justamente os aminoácidos que vão ajudá-las a crescer em delírio. Por isso, só tem um jeito: jejum nelas. A dieta vai alimentar o corpo, mas não o tumor - já que, na ausência daqueles aminoácidos, seu padrão de crescimento não consegue se manter. Começa uma regressão, que ao mesmo tempo é a degeneração do tecido canceroso, e isso aumenta a descarga de resíduos tóxicos no sangue. Daí a importância que o Dr. Barcellos dá à desintoxicação.
 
NÃO PODE:
  • leite e laticínios, como queijo, coalhada, requeijão e receitas que levam leite (pode manteiga, porque é gordura, não tem proteína);
  • feijão de qualquer tipo, inclusive ervilha, lentilha, grão-de-bico, vagem, feijão-verde, soja e seus subprodutos, broto de feijão;
  • tubérculos: batata-inglesa, batata-doce, batata-baroa (mandioquinha), cará, inhame, aipim/mandioca (e farinha de mandioca);
  • carnes de porco, lagosta, camarão (e talvez outros invertebrados do mar, como polvo, lula, marisco);
  • aveia, abacate, castanha portuguesa, vitamina C sintética.

PARA DESINTOXICAR

Três cápsulas diárias de 200 mg de metionina, que se encontra em farmácias de manipulação, para tomar com as refeições.
Metionina e cisteína são aminoácidos que contêm enxofre, e enxofre é desintoxicante do fígado e dos rins. Tiamina e biotina, que são vitaminas, também têm enxofre. Metionina se encontra em ovo de galinha, leite humano e de vaca*, carne de boi; enxofre em couve, couve-de-bruxelas, brócolis, repolho, espinafre, nabo, couve-flor com as folhas, todos cozidos e em porções generosas, e no agrião cru; biotina em fígado de galinha, fígado de boi, gema de ovo, e tiamina (vitamina B1) em pinhões, farinha de trigo-sarraceno integral, farinha de trigo integral, farinha de soja*, quinua, quefir, levedo de cerveja, sementes de girassol, milho verde, germe de trigo. A absorção de biotina e tiamina é impedida ou reduzida na presença de álcool, avidina (proteína da clara crua do ovo), cafeína, sulfa, oxidação.

(*) alimentos proibidos na dieta do Dr. Barcellos

O caldo de alga kombu é muito valorizado por seu alto teor desintoxicante, nutritivo, regulador da flora intestinal, bom contra hipertensão arterial. Mas para obter o melhor sabor não se deve ferver a alga, já que o calor faz com que os polissacarídeos se desmanchem e liberem substâncias desagradáveis ao paladar. Basta deixar a alga de molho em água limpa, fria, durante duas horas, para obter um extrato contendo quantidades importantes de manitol, iodo, cálcio, magnésio e ácido sulfúrico. A alga é então retirada e usada em refogados rápidos, ou simplesmente cortada e temperada com shoyu, ou serve para enrolar bolinhos, ou volta para a própria sopa, etc. O caldo, complementado com macarrão e vegetais previamente cozidos, deve ser aquecido somente até o ponto anterior à fervura. Missô (massa salgada de soja, gostosa e nutritiva) é o tempero tradicional desse caldo; como é proibido na dieta do dr. Barcellos, use um pouquinho de sal.
O suco de aloe vera (um tipo de babosa) também é grande desintoxicante dos intestinos, do fígado e dos rins.

SOBRE OS VERMES

Os vermes entram no organismo o tempo todo pelas mãos, água, beijos e alimentos contaminados. Se tiverem permissão para ficar, vão se reproduzindo, avançam pelas correntes sanguínea e linfática e alojam-se em centros vitais, como coração, fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, olhos e cérebro. Podem produzir constipação, diarréia, gases, flatulência, síndrome do cólon irritável, dores musculares e articulares, problemas de pele, distúrbios do sono, fadiga crônica e quadros graves de convulsões, vertigens, cefaléias, pseudomeningites, anemia profunda, gastrite crônica, gripes, resfriados, sinusites, alergias e disfunções imunológicas em geral. Muitas doenças podem ser diagnosticadas equivocadamente quando o médico não conhece a sintomatologia das parasitoses.
O Dr. Barcellos ressalta a capacidade dos vermes em provocar lesões e deficiência nos vários tecidos do organismo, oferecendo ambiente propício à formação das neoplasias malignas. Vermes destroem células mais rápido do que elas conseguem se regenerar; liberam toxinas que danificam os tecidos e as células, produzindo dores e inflamações; com o tempo deprimem e exaurem o sistema imunológico. O Dr. Barcellos destaca os helmintos cestóides (tênias solium, saginata e nana), as lombrigas (ascaris lumbricoides), o oxiúro vermicular e a triquina.
A cientista canadense Dra. Hulda Clark diz que 100% dos pacientes de câncer têm vermes, sobretudo um helminto trematóide chamado facíola (fasciolopsis buskii), que se aloja no fígado.

ALIMENTOS CONTRA OS VERMES

HORTALIÇAS

ABÓBORA (Cucurbita moschata)
Sementes tostadas no forno combatem os vermes, principalmente a tênia. As sementes devem ser frescas, sem a pele, moídas e misturadas com mel.

ALHO (Allium sativum)
Três a quatro dentes por dia. Em doses elevadas, o alho pode produzir cefaléia, gastralgia, vômito, tontura, diarréia e cólica intestinal. É contra-indicado (quando ingerido em grande quantidade) para mães que amamentam, porque pode provocar cólicas intestinais nos bebês. Também é contra-indicado para pressão baixa. O cheiro é combatido comendo salsa crua ou bebendo suco de limão com igual quantidade de água meia hora antes da ingestão do alho.


CEBOLA (Allium cepa)
Fazer o suco e misturar a uma pequena quantidade de mel. Tomar 1 colher de sobremesa uma vez ao dia em jejum.


CENOURA (Daucus carota)
Ralar uma quantidade de cenoura suficiente para encher um pires, misturar com alho picado e um pouco de erva-doce e ingerir pela manhã em jejum, durante 3 a 5 dias.


CHICÓRIA (Chicorium endivia)
Tomar 3 a 5 xícaras de chá ao dia.

COUVE (Brassica oleracea acephala)
Suco, várias colheres de sopa por dia.

HORTELÃ-PIMENTA (Mentha piperita)
Chá por infusão, 1 xícara em jejum, diariamente por uma semana.

MAXIXE (Curcumis anguris)
Fruto ao natural, em saladas cruas.

RABANETE (Raphanus sativus)
Sementes, em chá por decocção, 3 a 5 vezes por dia.

FRUTAS

ABACAXI (Ananas sativus)
Ao natural ou em sucos, várias vezes ao dia.

AMÊNDOA (Amygdalus communis)
Dez amêndoas em jejum

AMORA (Morus nigra, Morus alba)
Casca da raiz, chá por infusão 3 a 5 vezes ao dia.

AZEITONA (Olea europea)
Folhas e casca do tronco, chá por infusão 3 a 5 vezes ao dia.


CIDRA (Citrus medica)
Chá por infusão das sementes ligeiramente tostadas e moídas, juntamente com sementes de outros cítricos. 1 xícara pela manhã, em jejum.

COCO (Cocos nucifera)
1 colher das de sopa de coco verde ralado, diariamente em jejum.

FIGO (Ficus carica)
Folhas e talos, suco diluído em igual quantidade de água, 2 colheres das de sopa em jejum, durante 1 semana.

MAMÃO (Carica papaya)
Látex do fruto – leite que se obtém ao se cortar o mamão. Pegue 20 gramas, dilua em uma xícara de água, adoce com mel e tome em jejum pela manhã.

PÊSSEGO (Prumus persica)
Flores, chá por infusão, 1 xícara 3 a 5 vezes ao dia.

PITANGA (Stenocalyx pitanga)
Folhas, chá por decocção, 1 xícara 3 a 4 vezes ao dia.

ROMÃ (Punica granatum)
Casca do tronco - chá por decocção, um copo pequeno de 3 em 3 horas, durante alguns dias.

SAPOTI (Achras sapota)
Casca do tronco, chá por decocção, 1 xícara 3 a 4 vezes ao dia.

TAMARINDO (Tamarindus indica)
Folhas, chá por decocção - 1 xícara 3 vezes ao dia.

ERVAS MEDICINAIS

AGRIÃO (Nasturtium officinale)
Folhas e talos, suco, 1 xícara das de café duas vezes ao dia.

ARTEMÍSIA (Artemisia vulgaris)
Folhas e raízes. Chá por infusão, 15 gramas em 1 litro de água, tomado aos goles durante o dia.

BELDROEGA (Portulaca oleracea)
Sementes - comidas em jejum ou preparadas sob a forma de chá por decocção, 50g a 100g para 1 litro de água.

CARQUEJA (Baccharis trimera)
Planta toda - chá por infusão ou decocção, 3 a 5 vezes ao dia. Nos casos de diabetes faz diminuir o açúcar do sangue, até sua completa normalização.

ERVA DE SANTA MARIA (Chenopodium ambrosioides)
Folhas, flores e sementes. Chá por infusão, 10g em 1 litro de água. Tomar 1 colher das de sopa de hora em hora, por 1 a 3 dias. Após tomar essa infusão, ingerir 2 ou mais colheres das de sopa de óleo de rícino. Deve ser empregada com cautela, pois em doses excessivas é muito tóxica.

LOSNA (Artemisia absinthium)
Chá por infusão, 20 g de losna para 1 litro de água, tomando-se 2 colheres das de sopa de hora em hora. Jamais usar o suco da losna, pois é altamente tóxico ao natural. A infusão elimina parte desse efeito. O uso excessivo pode produzir efeitos neurotóxicos, com perturbações da consciência e convulsões.

PICÃO (Bidens pilosa)
Folhas. Chá por infusão ou decocção, 3 a 5 vezes ao dia.


Infusão
É quando se põe a água quase fervendo sobre as folhas, abafando e esperando 10 a 15 minutos para tomar.

Decocção
É quando se ferve durante quinze minutos, ou mais, as cascas, sementes e raízes da planta.

Glúten e Obesidade

Viciados em GLÚTEN

Tal como 75% das pessoas com sobrepeso e obesos, nos E.U.A, um grande número podem estar viciados por maus hábitos alimentares. Ingestão demasiada de hidratos de carbono ou a proteína chamada glúten, que é encontrada no trigo, centeio, cevada e aveia.
Como qualquer vício, esses desejos são insalubres e problemáticos.  Eles tomam a forma de um desejo irresistível por comidas ricas em carboidratos, como sobremesas, doces e junk food ou produtos como cereais, pães e massas.
Alimentos ricos em carboidratos compõem uma parte importante da dieta moderna e incluem pães, bolos, chocolates, biscoitos, bolachas, bolos, frutas e suco de frutas, sorvetes, batata frita, batata, biscoitos, arroz, bolo, pipoca e bebidas adoçadas com açúcar.  Além disso, o excesso de carboidrato acaba sendo usado como substituto do açúcar. O consumo de bebidas alcoólicas e alimento contendo glutamato monossódico podem provocar intensa compulsão por carboidratos, que por sua vez leva ao excesso de peso e obesidade. O glúten pode ter um efeito tão viciante como um agente narcótico. O Glúten do trigo hidrolisado, por exemplo, prolonga o tempo de trânsito intestinal e pode contribuir para o ganho de peso.  Os efeitos semelhante a substância narcótica sobre o cérebro alavanca a compulsão e pode contribuir para  o aparecimento de distúrbios mentais e distúrbios do apetite que habitualmente acompanham as doenças ligadas à alimentação.Muitas pessoas sofrem sem suspeitar que estejam viciados em carboidratos e o próprio diagnóstico é difícil nestes casos. O vício em carboidratos é, na verdade, causado pelo excesso de insulina, que é liberada pelo pâncreas para a corrente sangüínea quando alimentos ricos em carboidratos são consumidos.  A insulina sinaliza o corpo para recolher alimentos e, uma vez que o alimento é consumido, envia ordem para armazená-los na forma de gordura. Excesso de insulina resulta em um desejo irresistível e freqüente de comer.
O termo científico para essa condição é a hiperinsulinemia reativa pós-prandial, o que significa muita insulina é liberada depois de comer.  Hiperinsulinemia resulta da resistência à insulina, um desequilíbrio dos níveis de glicose e insulina.  Se não for controlada, resistência à insulina pode resultar em excesso de peso e obesidade, aumentando o risco de desenvolver uma variedade de distúrbios prejudiciais, tais como:

O conjunto de fatores de risco cardiovascular chamado síndrome metabólica (síndrome X), que pode levar a um ataque cardíaco ou derrames.

Síndrome do ovário policístico (SOP), uma das principais causas de infertilidade feminina, bem como numerosos outros sintomas, incluindo problemas de pele, corpo e excesso de pêlos faciais e calvície em mulheres.

Pré-diabetes reversível, que, se não tratada, pode levar ao diabetes tipo 2, irreversível, na maioria dos casos.  A diabetes tipo 2 pode exigir injeções diárias de insulina e aumentar significativamente o risco de cegueira, doenças cardíacas e renais e a necessidade de amputação.

Intolerância ao glúten

A intolerância ao glúten pode se manifestar de várias maneiras.  Você pode ter ouvido falar da doença celíaca, uma reação extrema a qualquer produto que contenha glúten, (proteína encontrada no trigo e outros grãos).  Os sintomas são crônicos:  O sistema imunológico das pessoas com Doença Celíaca reage severamente a esta proteína, no entanto, existem milhares de pessoas que sofrem reações mais leves ao glúten e nem desconfiam da causa, sindrome do “algo não vai bem” que falo em meu livro.
Comer glúten pode causar inflamação nas membranas sensíveis da mucosa intestinal que pode desencadear uma resposta imune.  Devido a esta reação imune, os indivíduos experimentam grandes variações de sintomas como erupções cutâneas, fadiga mental, distúrbios de comportamento como hiperatividade em crianças, sintomas gastrointestinais, como diarréia ou constipação, dores de cabeça crônicas e muito mais.
Muitas pessoas desenvolvem a compulsão por alimentos como uma reação ao consumo de glúten, mas não sabem a razão da sua vontade de comer de forma contínua ou mesmo fora de controle.  Alguns médicos são desafiados a identificar esta condição e, como resultado, os pacientes muitas vezes tratam os sintomas e não a causa – a ingestão de glúten.  Devido à falta de especificidade na identificação de seu transtorno, muitas pessoas continuam a comer glúten por décadas e luta constantemente com os seus desejos alimentares.

Resistência à insulina

A insulina aumenta a sensibilidade de suas células, que por sua vez, dificulta o processo vital através do quais alimentos são convertidos em glicose no sangue, passando através da parede celular até ser convertido em energia.  A glicose “salta” fora das paredes das células depois de ter sua entrada recusada e “flutua” livre para o fígado, onde o açúcar é armazenado em células de gordura por todo o corpo através da corrente sanguínea.
Os sintomas mais comuns decorrentes dessa  fome de energia incluem irritabilidade, tremores, cansaço, fome intensa, confusão e dor de cabeça.  Como os altos níveis de insulina se mantêm, a glicose fica presa na corrente sanguínea e pode facilitar o aparecimento da pré-diabetes de tipo 2.
Pré-diabéticos, que têm níveis de açúcar no sangue superiores ao normal, mas ainda não no intervalo de diabetes tipo 2, pode reverter sua condição com uma dieta equilibrada, nutritiva e exercício físico regular. Você se tornará diabético se ignorar os sintomas ainda na fase da pré – diabetes.
Não há atualmente nenhum teste de sangue que determine se você está carbo-viciado.  Os níveis de insulina de jejum não necessariamente prevêem como seu corpo vai reagir depois de comer alimentos ricos em hidratos de carbono e os testes de tolerância à glicose usando bebidas altamente açucaradas, não são o equivalente aos carboidratos típicos nas refeições abundantes.
Mas se você estiver com sobrepeso ou obesidade, há uma boa chance de que esteja carbo ou glúten-viciado. O excesso de alimentos se torna ainda mais perigoso associado a uma vida sedentária.
Um objetivo crucial é fazer face ao impacto que o alimento faz nos neuro-transmissores no cérebro.  Ao mudar seu estilo de vida, você reformulará o modo como o cérebro percebe a comida, então poderá reverter a resistência à insulina e conseguir a perda de peso duradoura e maior sensação de bem estar.

(O alimento nutre, não mata- RR)

Este texto foi transcrito de: http://weight.insulitelabs.com/Addiction.php


domingo, 13 de março de 2011

Hábitos Alimentares e Doenças

Veja as diferenças na alimentaçãoentre os povos no Primeiro Mundo e
os povos primitivos no Terceiro Mundo


Mudança no consumo de proteínas


Gráfico - Mudança no consumo de proteínas

Mudança no consumo de fibras


Mudança no consumo de fibras


Mudança no consumo de carboidratos

Mudança no consumo de carboidratos

Conseqüências 

no Terceiro Mundo

grandes fezes



no Primeiro Mundo
pequenas fezes


As doenças aumentam quando o peso das fezes diminue


As doenças aumentam quando o peso das fezes diminue


As doenças aumentam com o tempo que as fezes permanecem no organismo

As doenças aumentam com o tempo que as fezes permanecem no organismo


Quanto tempo os alimentos ficam no estômago?

Quem tem problemas do estômago precisa ter cuidado com as refeições. Assim como os motoristas, devem comer apenas alimentos que não sobrecarregam o estômago. Para eles é importante saber quanto tempo os alimentos ficam no estômago:
  • 10 minutos: mel de abelhas. Este é rapidamente absorvido, devolvendo imediatamente a energia perdida.
  • 1 a 2 horas: chá preto, cacau, vinho leve, caldo de carne, arroz, leite e ovos moles.
  • 2 a 3 horas: ovos duros, frutas, pão branco, batatas, verduras e peixes do mar.
  • 3 a 4 horas: um bife, carne assada de vaca e vitela, presunto, couve-rábano, espinafre, pepino, batata frita, pão integral e maçãs.
  • 4 a 5 horas: leguminosas (feijão, lentilha, ervilha seca, etc.), carne de pato e de ganso e carne defumada.
  • 5 a 6 horas: toicinho.
  • 6 a 7 horas: escabeche e cogumelos.
  • 7 a 8 horas: sardinhas em lata.

Orientação Nutricional: Mitos e Verdades

Comer fruta após as refeições faz mal? Tirar o miolo do pão emagrece?
Quem passa por transplante de rim não pode comer carambola?  


Essas e centenas de outras dúvidas chegam todos os dias aos consultórios de nutricionistas no mundo inteiro. À medida que o tempo passa e a população fica mais consciente da importância da alimentação para a saúde e bem estar, aumentam as dúvidas e as lendas em torno da mesa.
Para resolver essas e outras questões simples do dia-a-dia, a nutricionista Lilian Mika Horie, do GANEP Nutrição Humana, explica cada uma delas:

Comer mais que cinco frutas por dia faz mal?

Mito. As frutas são consideradas alimentos funcionais, fontes de substâncias bioativas ou fitoquímicos, que conferem diversos benefícios à saúde do ser humano. A recomendação diária para ingestão de frutas é de 3 a 5 porções por dia, mas comer mais que cinco porções por dia não traz malefícios à saúde. Para isso, basta ficar atento em caso de diabetes ou durante dieta para perda de peso. No caso de paciente diabético, ele deve ficar atento à quantidade de frutas, pois elas contêm a frutose, que é um açúcar. E para quem quer perder peso, é importante ficar atento para não ultrapassar a quantidade de calorias máximas para a perda e/ou manutenção de peso.

Tirar o miolo do pão ajuda a emagrecer?

Verdade. As pessoas podem tirar o miolo do pão para deixá-lo menos calórico. E eliminar calorias da dieta é um dos objetivos da dieta para perda de peso. Só é preciso ficar claro que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não podemos dizer simplesmente que ‘pão engorda’. O que realmente engorda é a combinação de alimentos calóricos e gordurosos que se come durante o dia.

Todas as pessoas precisam ingerir no mínimo 2 litros de água necessária por dia?

Verdade. Embora a quantidade de água necessária por dia varie de acordo com o gasto energético do indivíduo, eliminação hídrica e condições ambientais, o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda a ingestão de pelo menos 2 litros (6-8 copos) de água por dia. Mas dê preferência para consumir água nos intervalos entre as refeições, e não durante elas. Crianças e idosos devem ser estimulados ativamente a ingerir água ao longo do dia, mesmo que não tenham vontade.

Pessoas com intolerância a lactose não devem consumir leite ou qualquer de seus derivados?

Mito. A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite) devido à ausência ou quantidade insuficiente de enzimas digestivas. O iogurte, no entanto, contém reduzida quantidade de lactose devido ao processo de fermentação do leite, mas mantém a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas. Portanto, salvo por restrição do médico ou nutricionista, o iogurte pode ser consumido por apresentar bem menos lactose que o leite puro e ser mais fácil de digerir.

A melhor hora do dia para comer doces é pela manhã?

Verdade. Porque você terá o resto do dia para queimar estas calorias provenientes do doce. Com o passar do dia, o gasto energético do organismo vai se reduzindo. Mas nunca deixe de incluir no desjejum leite ou iogurte, pão, queijos e frutas.

Quem faz transplante de rim não pode comer carambola?

Mito. Quem faz transplante e tem o rim funcionando normalmente pode comer carambola. Quem não pode comer carambola são aqueles que tem o rim funcionando de maneira inadequada, ou seja, pacientes com insuficiência renal. A carambola contém uma substância que o rim não consegue excretar eficientemente e que, se mantida no organismo, pode ser tóxica.

Não devemos comer frutas após as refeições?

Mito. Comer frutas após as refeições não traz nenhum malefício à saúde, muito pelo contrário. Ricas em fibras, vitaminas e sais minerais, as frutas são indicadas como sobremesa e também podem ser adicionadas às saladas na tentativa de se atingir a recomendação diária de frutas, que varia de 3 a 5 porções por dia.

Comer banana previne câimbras?

Verdade. A banana é um alimento rico em carboidratos, que fornece energia ao organismo; rico em potássio, um mineral fundamental para o bom funcionamento dos músculos; e em vitamina B6, importantíssima para a formação de células do sangue e de substâncias para o cérebro. Durante a prática de atividade física ocorrem perdas de sódio, cloreto e potássio pela transpiração. O potássio auxilia na contração muscular e sua carência pode provocar o surgimento de cãibras, assim como a falta de outros minerais, de hidratação correta ou de carboidratos, que também podem causar este sintoma. A banana é um ótimo alimento para praticantes de atividade física também por ser de fácil digestão.

Soja é recomendada para aliviar sintomas da menopausa? (*)

Verdade. As isoflavonas, também chamadas isoflavonóides e que estão presentes na soja, são compostos químicos fenólicos amplamente distribuídos no reino vegetal, pertencentes à classe dos fitoestrógenos, que são estrutural e funcionalmente similares ao estradiol (hormônio feminino). As concentrações de isoflavonas são relativamente maiores nas leguminosas e, em particular, na soja. Evidências científicas permitem reconhecer como viável seu uso para o alívio das ondas de calor associadas à menopausa ("fogachos") e como auxiliar na redução dos níveis de colesterol, desde que prescrita por profissional habilitado, tendo em vista a quantidade e o período de utilização, bem como restrições a grupos populacionais específicos. Há também alegações dos benefícios das isoflavonas relacionados ao câncer, osteoporose, reposição hormonal e redução do risco de doenças cardiovasculares, mas estes ainda não têm comprovação científica suficiente.

Ingestão de frutas pode ser substituída por sucos naturais?

Mito. As frutas são ótimas fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos. Para uma alimentação equilibrada e saudável, as frutas não podem deixar de fazer parte do cardápio. Saborosas, nutritivas e de fácil digestão, contribuem para o bom funcionamento do intestino, fortalecem o sistema imunológico, protegem o corpo contra doenças e ajudam na redução dos níveis de colesterol e açúcar do sangue. Frutas e sucos são boas fontes de nutrientes para o organismo. Mas ao comer a fruta, as fibras e as vitaminas voláteis, como a vitamina C, estão preservadas. Enquanto que, ao beber o suco, ainda que o consumo seja imediatamente após sua produção, há risco de oxidação e perda dos nutrientes. Além do que, para se preparar boa parte dos sucos, acrescenta-se água ao preparo, reduzindo a quantidade de fruta.

Vinho tinto faz bem ao coração, vinho branco não?

Verdade. A diferença entre o vinho tinto e o vinho branco é que o tinto é preparado com a casca da uva, o branco não. Os compostos fenólicos são substâncias antioxidantes presentes na casca, por essa razão somente os vinhos tintos são ricos nesses compostos e, conseqüentemente, fazem bem ao coração. Os antioxidantes presentes na uva têm o papel de melhorar a função endotelial, induzir a vasodilatação das artérias e inibir a oxidação do colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade). Vinhos tintos e brancos também diferem pelo conteúdo de antocianinas, moléculas responsáveis pela pigmentação e, portanto ausentes em uvas brancas. Há evidências de que os fenólicos encontrados em uvas e vinhos tintos podem inibir a oxidação in vitro da LDL, assim como é possível seu uso na prevenção de aterosclerose. É importante salientar que, apesar do vinho tinto ser recomendado para prevenção de doenças cardiovasculares, seu consumo deve ser moderado e feito sob a supervisão e orientação de nutricionista ou médico.

FONTE: http://www.nutritotal.com.br/entrevistas/index.php?acao=bu&categoria=1&id=18

(*) DICA NOSSA: Ver post do dia 11.03.11 - "...mas pra que tanta SOJA"

LIMÃO: aspectos terapêuticos

Limão - Um aliado do fígado e da visão
Conceição Trucom 

O limão é considerado pela milenar medicina hindu Ayurvédica (a mais antiga do planeta), como "o alimento mais fantástico da humanidade!"
Curiosamente, o limão é a fruta que mais depende da fotossíntese para sua perfeita maturação e fartura em suco. Portanto, o limão é, de todas as frutas e alimentos de origem vegetal, o maior reservatório de energia solar.
Assim sendo, o limão tem motivos de sobra para ser o primeiro na lista dos alimentos que favorecem a vida: o bom-humor, o bom astral, a lucidez, a clareza, a verdade (ilumina tudo), a vitalidade, a fecundidade (de idéias, de visões, de gestação ...) e a memória.
Seu suco fresco, suas flores (que geram o óleo essencial da aromaterapia conhecido como néroli e o floral de limão), suas cores (o verde-limão é especialmente valorizado nos tratamentos via cromoterapia), suas fibras (pectina e celulose), suas vitaminas (C e as citrinas) e o óleo essencial contido na sua casca (d-limoneno) favorecem a:
Vitalidade - quando ativa o sistema imunológico, age como um fixador de vitaminas e sais minerais e como um antibiótico natural;
Juventude - quando atua como antioxidante e alcalinizante de todos os líquidos corporais;
Desintoxicação e limpeza de todos os órgãos e sistemas excretores - fígado, rins, pulmões, intestinos e pele;
Todos os sentidos (visão, olfato, tato, audição, paladar e demais sentidos) - quando harmoniza todos os órgãos, vísceras, sistemas e meridianos de energia.
Mas, quando falamos especificamente de visão, e procurando entender o corpo humano de uma forma holística (como um todo), como é o caso da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), precisamos falar de fígado e vesícula.
E, quando falamos no fígado, do ponto de vista energético, estamos falando do fígado propriamente, mas também da vesícula biliar, dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tendões, das unhas, dos seios, e todo o aparelho reprodutor feminino, desde ovários, trompas, útero até a vagina. Por esse motivo, na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim é o órgão mais importante para o homem.
Quando o fígado funciona mal, pode ter certeza que alguns dos aspectos da saúde citados acima (1 ou mais) poderão estar dando avisos, sinais de alerta. Mas, com certeza, a sua capacidade de enxergar a vida, a VISÃO, estará dando sinais gritantes: vamos buscar “enxergar” atentamente o que está apontando dificuldade.
Procure sim um oftalmologista, para avaliar a melhor forma de tratar os sintomas. Porém a causa, muito provavelmente está no sistema hepático. Ou seja, usar (ou mudar) os óculos, fazer uma cirurgia, poderá solucionar (temporariamente) os sintomas, mas não a CAUSA.
Importante diferenciar o significado de VER x ENXERGAR. O ver é superficial e raramente possibilita registro (arquivos, memórias) do que foi visualizado. O ENXERGAR é uma percepção em estado de alerta, de presença real e possibilita o registro do aqui e agora. O ENXERGAR costuma ir além do físico, capacitando percepções do que está oculto, o que se conhece como “intuição", "inspiração" ou "sexto sentido”.
E, sem ENXERGAR, sem estar percebendo a vida no mundo da realidade (estado de alerta ou meditativo), vai para o espaço a intuição (criatividade e inspiração), a fé (oposto da ansiedade, medo e pânico), o bom-humor e a alegria (qualidade e significância da vida), o equilíbrio e a inteligência (capacidades de enxergar o outro e as soluções).
E trata-se de um círculo fechado: enxergar ajuda na tonicidade do fígado e um fígado saudável nos ajuda a enxergar melhor.
Encarar serenamente um desafio - enxergá-lo de frente -, sem ilusões (falsas expectativas, auto-enganos ou mentiras), sem esconder as prioridades e providências debaixo do tapete; torna tudo mais fácil e digerível. Solucionável.
Esse comportamento facilita a decomposição dos alimentos, inclusive os mais pesados como as gorduras e vitaminas oleosas. A digestão dos desafios da vida. A leveza e gostosura da superação. Os olhos que brilham (sem necessitar de palavras) e transbordam a felicidade. Felicidade não se conta ou explica, se irradia através dos olhos, dos poros.
Atitudes negativas, de não querer enxergar os desafios, de não se preparar para enfrentá-los, torna os desafios ainda maiores, dificultando todas as funções do fígado, vesícula e visão. Tudo fica indigesto, mais difícil de enxergar.
Felizmente, o fígado possui uma grande capacidade de regeneração, qualidade intensificada em pessoas mais flexíveis às mudanças e com facilidade de se refazerem a partir de situações difíceis.
E nesta situação, o consumo diário do limão é uma decisão sábia, pois ele será um cúmplice, uma ferramenta para a pronta recuperação deste sistema, re-ativando a harmonia metabólica do organismo. O limão, com seu sabor ácido e poder laxante irá atuar como um desintoxicante específico. Sua qualidade “solar” irá tornar “hilária” as atitudes de acumular iras, ilusão de culpar os outros, de ser vítima e se apegar ao não soltar e ao não “enxergar”.
Metafisicamente, os distúrbios do fígado são provenientes do hábito de se queixar com amargura e rabugice apenas para se iludir (resistir às mudanças, ao próprio poder) de pensamentos agoniados, plenos de raiva, medo e ódio de situações do passado. Revela um não querer ENXERGAR ou enxergar-se. Simples não?
Já ouviu alguém falar: A raiva me cegou! Diante do medo me deu um branco! Era tanto ódio que não conseguia enxergar!
Vamos trocar? Vamos sair destas defesas? Vamos nos imaginar com um óculos "cor-de-rosa"?
As afirmações adequadas para iniciar o processo de cura de fígado, vesícula e visão; segundo a Louise L. Hay em seu livro Cure seu Corpo (editora Best Seller), são:
- "Liberto o passado e avanço para o futuro." Ou seja, só tenho olhos para o futuro. Enxergo meu futuro de forma iluminada.
- "Adapto-me com doçura ao fluxo da vida. Faço as pazes com o meu passado."
Os agentes físicos que causam dano ao fígado, vesícula e visão são: álcool, fumo, café, chá (exceto o verde e os de ervas), cacau, excitantes, açúcar branco, adoçantes artificiais, alimentos refinados, produtos químicos sintéticos, gordura animal, frituras e alimentos muito industrializados.