sábado, 23 de abril de 2011

Reportagem


Bebida "bombril"
As mil e uma utilidades do kefir, indicado
para problemas de pele,digestão e até para
melhorar os sintomas da depressão

Uma substância comestível que contém cerca de 37 microorganismos é indicada para resolver diversas disfunções do organismo, como problemas de pele, regulagem do intestino, sistema imunológico e até depressão. O kefir pode ser consumido líquido (com leite ou água), em grãos ou misturado em pães. As substâncias contidas nele “devoram” os microorganismos malignos do corpo, principalmente no sistema digestivo.
O uso constante do kefir regula a flora intestinal. “Melhora a absorção dos alimentos e, com isso, a saúde em geral e o sistema imunológico. Como efeito indireto, ajuda a melhorar o humor”, diz a professora Celeide Pereira, do curso de Tecnologia de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O kefir tem um número maior de bactérias do que o iogurte. O produto genuíno é conseguido a partir da doação de “mudas” – pequenas quantidades passadas de pessoa para pessoa. Esta é a forma mais fácil de ter o produto em casa.
O grão de kefir é um agrupamento gelatinoso. Em forma de bebida, é consumido com leite fermentado por algumas horas com os grãos, ou água mineral misturada com açúcar mascavo. O líquido é separado dos grãos com uma peneira. Eles são novamente guardados em um pote de vidro fechado, em temperatura média de 20º C para um posterior preparo.

A secretária Sueli de Quadros, 41 anos, toma kefir desde pequena. Como consegue uma boa cultura dos grãos, repassa para outras pessoas, cobrando apenas o valor da postagem. Nas refeições, não se restringe à alimentação natural. “É por comer de tudo que eu preciso do kefir”, diz Sueli. Atualmente, ela toma três copos da bebida diariamente e descobriu na prática uma outra indicação do líquido: está emagrecendo perto de dois quilos por mês.

FONTE: Gazeta do Povo/ Viver Bem (publicado em 18.05.2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário