sábado, 16 de abril de 2011

Kvass de Beteraba: o "Gatorade" caseiro

Essa deliciosa bebida, de origem russa, cujo nome original é “Beet Kvass”, é conhecida por suas propriedades medicinais e principalmente como um excelente tônico digestivo. Beterrabas são riquíssimas em nutrientes. Além de uma excelente bebida, rica em lactobacilos, o “beet kvass” pode ser usado no lugar do vinagre ou do limão em molhos para as suas saladas.
O kvass de beterraba aparentemente ajuda no controle da candidíase por seus "extraordinários poderes curativos: grande tônico do sangue, promove a regularidade intestinal, ajuda a digestão, alcaliniza o sangue, limpa o fígado e é um bom tratamento para pedras nos rins". Não é propriamente gostoso, mas cerveja também não é e a gente bebe, e ainda por cima a cor é linda.

Ingredientes:

- 2 beterrabas médias ou 3 pequenas, orgânicas, sem casca, picadas com faca (não raladas nem processadas)
- 1/4 de xícara de soro de leite feito em casa (colocar leite cru numa vasilha e deixar talhar, coar num pano e colher o soro em outra vasilha) (o coalho, pendurado numa trouxinha de pano durante a noite, vira um queijinho para a turma que não está em dieta)
- 1 colher de chá de sal

Modo de Preparar:

Colocar as beterrabas picadas, o soro e o sal num vidro de 1 litro, completar com água filtrada. Mexer, tampar bem e manter à temperatura ambiente por 2 dias; então guardar na geladeira. Ele faz bolinhas. Coar e servir. Tomar 2 xícaras por dia, tirando-as da geladeira algumas horas antes.

Quando o kvas estiver quase acabando, encher novamente o vidro com água filtrada, tampar bem, deixar 2 dias à temperatura ambiente e guardar na geladeira. Tomar e depois descartar tudo, começando novamente com beterrabas frescas.
Na hora de servir você vai notar algumas coisinhas brancas na superfí­cie, como se fosse um bolor. É só tirar e não há com o que se preocupar – isso é somente o resultado da fermentação das “bactérias boazinhas” provenientes do soro de iogurte e que são importantí­ssimas para uma boa saúde da flora intestinal.
Sirva com uma rodela de limão enfeitando, ela fica ainda mais atraente.
O cheiro dela, para quem não está acostumado, é meio estranho – parece daqueles pães fermentando.

Benefícios do Kvass de Beterraba: 

- Desintoxica o fígado;
- Alcaliniza o sangue;
- Trata pedra nos rins;
- Ajuda a combater fadiga crônica;
- Usado em terapias contra o câncer na Europa;
- Usado em tratamentos contra sensibilidade química;
- Auxilia na digestão e problemas digestivos;
- Promove a regularidade;
- Ajuda contra alergias;
- Protege contra doenças infecciosas;
- Utilizada no tratamento da candidíase.

2 comentários:

  1. Grande post, vou imprimir agora mesmo pra fazer a receita!

    ResponderExcluir
  2. Obg pelo comentário. Depois de usar perceberás os benefícios, que são bem visíveis a nível de pele, devido ao processo de limpeza interna pela detoxificação hepática. Paz e Bem para vc!

    ResponderExcluir