sábado, 23 de abril de 2011

KEFIR - seu efeito terapêutico

Muito se tem dito sobre o kefir sem fundamento científico. O que já se comprovou foi a limpeza da membrana intestinal, trazendo grande alívio para muitos sintomas que confundem os diagnósticos médicos. Apesar de pobre na maioria das vitaminas, a vitamina D é muito abundante. Os minerais, também não se apresentam em quantidades expressivas - apenas o cálcio, sob a forma de sais, e por isso melhor absorvido do que no leite cru.
Falta ainda estudos, como por exemplo sobre o Kefir ter mais vitamina B12 do que as carnes.
Pode-se usar a “alga-mãe” no preparo de pomadas de poderoso poder cicratizante. 
Por trabalhar com a regeneração, ele trabalha em células cancerígenas.
O precioso valor do kefir está na alta qualidade e quantidade de aminoácidos e na eliminação de microorganismos patogénicos da flora intestinal e de todo o aparelho digestivo. Os microorganismos presentes no kefir combatem, especialmente, a Escherichia coli, temida bactéria que pode ter consequências letais nas crianças pequenas. Os seus efeitos derivam, essencialmente, da ação enzimática e anti-tóxica que apresenta.
O kefir favorece a regulação da função intestinal; neste sentido, é importante o tempo de cultivo: se for menos de 24 horas é laxante (deve tomar à noite, durante algumas semanas), o de 72 horas é adstringente e o intermédio (48 horas) resulta neutro.

Doenças que ajuda a combater

Apresenta, ainda, propriedades antivirais, antifúngicas e antibióticas, estimulando o sistema imunológico. Foi utilizado com sucesso em diversas doenças, tais como: problemas de vesícula, fígado e rins; hipertrofia prostática, diabetes, artrite reumatóide, enfarte do miocárdio, esclerose múltipla, anemia, asma, bronquite, etc. Está especialmente indicado em doenças do aparelho digestivo, tais como úlceras, colite ulcerosa, intolerância gástrica, etc. É muito útil para uso externo, em patologias dermatológicas (acne, eczemas, psoríase, alergias, etc.), dado que é um poderoso anti-séptico, que ajuda a curar feridas. Mostra-se muito eficaz na prevenção e cura de doenças produzidas pelo vírus do herpes tipo II. Tem, também, um importante papel no combate à obesidade. Além de estimular o sistema imunológico, o kefir estimula outras funções orgânicas, melhorando o estado da pele e cabelo.
De modo algum podemos considerar o kefir como um remédio universal e de efeito imediato. É um grande auxílio para o organismo devido ao seu efeito desintoxicante, regenerador da flora intestinal benéfica e estimulador das defesas naturais, porém, quando existe doença, deve-se sempre consultar um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário