sábado, 23 de abril de 2011

KEFIR: alimento probiótico



O KEFIR é um complemento e enriquecedor alimentar probiótico, com valores e empregos terapêuticos de relevante abrangência que vão além do mero uso na alimentação básica. Consiste em um conjunto de microorganismos vivos que condicionam uma cadeia de simbiose ente si e as células do organismo humano. São amigos da vida humana e grande aliados no combate de um número amplo de enfermidades e disfunções.
Possuem a aparência de “grãos” que variam de tamanho, aproximadamente 3 a 7 milímetros e de textura plástica, opaca, ligeiramente transparente que pode ser de coloração branca ou amarelada. Não se trata de algo desenvolvido por pesquisas de laboratório, foi por séculos um segredo étnico. Estudado por pesquisadores ocidentais no decorrer do século XX, vem se popularizando mundialmente desde 1999 com maior intensidade. E há uma forte tendência para que ocupe papel de destaque no século XXI. Atribui-se ao uso diário do kefir a famosa longevidade e saúde dos habitantes das montanhas russas do Cáucaso que são os únicos a alcançarem a idade de até 120 anos gozando de total saúde.
Trata-se de uma cultura de fácil utilização caseira, sua exploração industrial, não tem sido possível até o presente momento e as tentativas comerciais que se encontram no mercado e presentes em apenas alguns poucos países, colocam em circulação um similar com propriedades reduzidas e incompletas. É possível a sua exploração artesanal. Na Rússia 70% dos laticínios são a base de culturas de kefir.
É conhecido também como um elemento da ecologia corpórea por promover um eco sistema orgânico dentro do corpo com total equilíbrio. Seu emprego diário alimentar e terapêutico varia em quantidade de acordo com a finalidade e especificação. Não possui efeitos colaterais nem desenvolve intolerância, pode ser consumido em veículo líquido, água, sucos, leite de vaca, cabra, búfala, ovelha, leite de coco, de soja, queijos e receitas culinárias. Há vinagres balsâmicos e comuns desenvolvidos a partir da cultura do kefir. Crianças com intolerância ao leite comum podem assimilar o kefir lácteo e por ser algo caseiro é inúmeras vezes mais barato do que as alternativas à venda.
É chamado de matriz os grãos que formam o produto a ser consumido, o resultado da inoculação por grãos de kefir pode ser chamado de cultura mãe, também serve para obter a inoculação de leite e sucos, há uma diferença grande entre os grãos de kefir e a fermentação derivada de seu produto. Esta última não é capaz de produzir a chamada isca para um novo kefir ou produto.

Kefir de Leite e Kefir de Água


Grãos de kefir de leite podem ser cultivados em meios alternativos, como por exemplo, leite de soja, leite de castanhas e nozes ou leite de coco. Há uma variedade bem conhecida, denominada kefir de água. Trata-se de uma bebida efervescente, preparada geralmente com uma variedade específica de grãos de kefir, conhecidos como grãos de kefir de água. Os grãos são cultivados em uma solução da água com açúcar de 5 a 10% com fatias de limão (opcional). Algumas receitas incluem a adição de frutas secas tais como o figo, damasco ou passas, que realça mais o sabor e aumenta os nutrientes. O Kefir de água pode originalmente ter sido cultivado com grãos tradicionais do kefir do Cáucaso, mas isto é discutível. Se este for o caso, então os últimos grãos podem ter-se adaptado ou ter evoluído por muitos anos para fermentar em um meio de água com açúcar, através do qual pode ter ocorrido uma transformação na composição dos grãos. Os cientistas foram surpreendidos pela habilidade de fermentar um meio tão pobre em nitrogênio e na fonte de fator de crescimento e em fazer isto durante anos anos sem modificar o equilíbrio entre os microorganismos diferentes. Os grãos de kefir de água tradicionais têm uma textura e cor única em comparação aos grãos do kefir de leite tradicional do Cáucaso. Os grãos transparentes são frágeis e rompem-se facilmente. Estes grânulos, saltam quando deixados cair em uma superfície sólida, o que não acontece com os grãos de kefir de leite, devido à sua propriedade gelatinosa. As propriedades originais dos grãos de kefir de água são provavelmente consequentes do fato de eles estarem sujeitos continuamente a moderada pressão (gás do CO2) produzida pelo cultivo em recipientes hermeticamente fechados.

Importância do Kefir

 - para os bebês:

A ingestão do Kefir para bebês, logo que o pediatra libera a alimentação pastosa, colabora no desenvolvimento de um aparelho digestivo saudável. O Kefir é rico em vitamina B12, B1 e vitamina K, é uma excelente fonte de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B. Os grãos de Kefir tem propriedades anti-tumorais, antibacterianas e antifúngicas, e essas propriedades abrangentes podem explicar a razão para o uso do kefir no numeroso relato de cura de várias doenças.

- para jovens e adultos:

Nas pessoas com problemas crônicos de anemia e desnutrição o kefir auxilia na absorção de proteínas nas vitaminas e sais minerais, combatendo esses males com eficiência.
O Kefir tem sido muito usado no tratamento de pacientes com AIDS pois aumenta em grande escala a taxa de imunidade e ainda atua como elemento desintoxicador da enorme carga de medicamentos a que o doente se vê submetido.
O seu uso continuado produz efeitos muito positivos nos casos de convalescença após doenças graves ou no tratamento das mesmas. Quando se tem afecções crônicas pode-se beber o Kefir em mais de uma vez ao dia, por ser bem digestivo não tem contra-indicações ou efeitos colaterais.
Para ampliar os benefícios do Kefir deve-se ingerir o fermentado diariamente, comer os grãos excedentes e também o Kefir maturado com ervas.

FONTE: Site do Kefir Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário