sábado, 16 de abril de 2011

Ginger Ale: refrigerante caseiro de gengibre

      O “ginger ale” é uma bebida bastante tradicional nos Estados Unidos e é bastante refrescante. O ginger ale moderno tem dois antecessores: a cerveja de gengibre, fermentada e envazada em casa. Um bebida fermentada e borbulhante, algumas vezes alcoólica, mas na maioria das vezes não.  Seu outro ancestral é a água de gengibre, uma bebida não alcoólica preparada por fazendeiros ingleses durante os longos e quentes dias de poda nos campos de feno.          
Para alguns o ginger ale é adoçado com açúcar comum, mas a melhor opção serão sempre os adoçantes naturais, como mel ou rapadura. O gosto ligeiramente azedo é dado pela lacto-fermentação, o que torna esta bebida um excelente probiótico, perfeito para regularizar o intestino e fortalecer o sistema imunológico.
Esta bebida é extremamente refrescante, ideal para ser tomada em pequenas quantidades acompanhando refeições ou como um isotônico após atividades físicas. Para o verão, sirva bem gelado, puro ou diluído, com ou sem pedras de gelo e eventualmente usando folhas de hortelã fresca para enfeitar.

Ingredientes:

3/4 de xícara de gengibre fresco, descascado e ralado ou cortado em pedaços muito pequenos;
1/2 xícara de suco de limão fresco
1/2 xícara de rapadura ralada (ou mel, ou melado)
2 colheres de chá de sal marinho
1/4 de xícara de SORO DE IOGURTE FERMENTADO (*)
2 litros de água filtrada à temperatura ambiente.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes num pote alto com tampa e mexa muito bem.
Tampe e deixe à temperatura ambiente por 2 (quando os dias estiverme muito quentes) a 3 dias e depois transfira para a geladeira.
Coe na hora de servir.
Também pode ser servido o ginger ale diluído em água com gás.

(*) SORO DE IOGURTE FERMENTADO

Ingredientes:1 litro de iogurte natural integral

Modo de Preparo:Forre uma peneira grande com um pano de algodão bem fino e limpo (eu uso fralda de pano branca). Coloque-a sobre um recipiente de vidro.
Despeje o iogurte na peneira.
Tampe e deixe repousando por várias horas, à temperatura ambiente (eu deixo de um dia para outro). O soro escorrerá para o recipiente, ao passo que a parte sólida permanecerá na peneira (futuro cream cheese).
Amarre, com um barbante, o pano de algodão onde se encontra a parte sólida, com cuidado para não espremer (se quiser um cream cheese mais molhadinho pule esta etapa).
Amarre este saquinho no meio uma colher de pau, e pendure-a sobre uma jarra de vidro, de modo que mais soro possa continuar pingando.
Quando o saquinho parar de pingar, o queijo estará pronto.
Armazene o soro em um frasco com tampa bem firme, e o cream cheese em um recipiente apropriado, coberto.
Mantenha ambos em geladeira.
Conservação do cream cheese: 1 mês em geladeira.
Conservação do soro: 6 meses em geladeira.
O cream cheese fica infinitamente mais saboroso quando temperado com azeite extra virgem e um pouco de sal marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário