quinta-feira, 7 de abril de 2011

CÁLCULO RENAL
 
 
 
A Litíase do Trato Urinário ("pedra nos rins") é a aglomeração de cristais (constituídos de cálcio em 70% dos casos) no aparelho urinário. Os cálculos mais comuns acometem os rins, mas também podem aparecer na bexiga ou migrarem pelos canais de passagem da urina, que são o ureter e a uretra.
Se algumas substâncias se concentram excessivamente na urina, vem o risco de se formarem-se os cristais.
 
Normalmente o risco é maior em pessoas com idade entre 40 e 50 anos (Curhan et al. New England J Med. 328; 1993). Os Homens também tem um risco maior que as mulheres (4-5:1) (Robertson et al. J Chon Dis. 32; 1979). Aqueles que têm história na família, possui um risco dobrado (Ljunghall, S. Br J Urol. 57; 1985).

A Litíase do Trato urinário atinge hoje 5 – 10% da população.

Em climas quentes e secos o risco para a formação de cálculos renais aumenta.

30% dos pacientes atingidos requerem hospitalização, e 10 a 15% necessitam de algum procedimento médico para a retirada do cálculo.

A Obesidade está associada a uma maior prevalência de litíase renal, principalmente em mulheres (RIELLA e MARTINS, 2001). Mulheres com IMC > 32Kg/m2 apresentaram um risco 75% superior àquelas com IMC entre 21 e 22,0Kg/m2 (Curhan, et al. J. Am. Soc. Nephrol., 9: 1645-1652, 1998).
 
A dor intensa na região lombar surge de repente e é causada pela dificuldade de movimentação da pedra nos canais de passagem da urina. Se o cálculo formou-se no rim, o incômodo pode irradiar para a parte interna da coxa e para o testículo ou grandes lábios.
 
O tratamento nutricional tem como objetivo prevenir a recorrência ou evitar a formação de cálculos em pessoas com histórico familiar.

DICAS

- A primeira dica é simples: ÁGUA! Beber sempre muita água! Menos de 1 litro de água por dia aumenta o risco de formação de cálculos. É bom lembrar que quanto mais quente e seco for a região, mais água deve ser consumida.
 
- Evite o consumo excessivo de sal.
 
- Evite o consumo de: espinafre, beterraba, ruibarbo, nozes, chocolate, chá instantâneo (de saquinho), farelo de trigo e morango, devido ao teor de oxalato que propicia a formação de cálculo renal.
 
- Além disso, o consumo de proteína animal deve ser feito no máximo 4 horas antes de dormir.

- Alguns outros fatores precisam ser controlados através da dieta (carga ácida dos alimentos, cálcio, vitamina C, purinas, proteínas, etc), mas para isso precisa de um acompanhamento com um nutricionista, pois uma suplementação pode ser necessária.


ATENÇÃO: 50% dos indivíduos que teve cálculo renal, formará cálculos adicionais no prazo de 5 anos da crise, caso não haja tratamento adequado para a prevenção (Ljunghall, S. Miner Electrolyte Metab. 13; 1987).

CUIDE-SE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário